SILÊNCIO FALADO

terça-feira, abril 26, 2005

Para ti que fazes anos hoje

"Ide tranquilos por entre a algazarra e a pressa e lembrem-se da paz que pode existir no silêncio. Sem alienação, procurem viver sempre em harmonia, com toda a gente.
Digam lenta e claramente as vossas verdades; e oiçam os outros, até mesmo o simples de espírito e o ignorante; também eles têm uma história. Evitem os indivíduos ruidosos e agressivos, são uma afronta ao espírito.
Não se comparem a ninguém; arriscar-se-iam a tornar-se vaidosos.
Existe sempre maior e mais pequeno do que nós. Apreciem os vossos projectos tanto quanto as vossas realizações, mantenham o interesse nas vossas carreiras, mesmo que modestas: são um verdadeiro bem nas prosperidades cambiantes do tempo.
Sejam prudentes nos negócios porque o mundo está cheio de falsidade.
Mas não sejam cegos quanto à existência da virtude: muitos indivíduos procuram os grandes ideais e, em todo o lado, a vida está repleta de heroísmo.
Sejam vocês próprios.
E sobretudo, não finjam a amizade! Também não sejam cínicos no amor porque este enfrenta toda a esterilidade e todo o desencantamento, tão eterno como a erva. Aceitem com bondade o conselho dos anos, renunciando de bom grado à vossa juventude.
Fortifiquem uma prudência de espírito para se protegerem em caso de infortúnio. Mas não se deixem afligir pelas vossas quimeras! Muitos medos nascem da fadiga e da solidão... Para além de uma disciplina sã, sejam brandos com vocês próprios.


Vocês são filhos do universo, ao mesmo título do que as árvores e as estrelas: têm o direito de estar aqui...

E quer lhes seja claro ou não, o universo acontece certamente como deveria.
Estejam em Paz com Deus, independentemente da concepção que Dele têm e quaisquer que sejam as vossas obras, os vossos sonhos, cultivem, perante a comoção ruidosa da vida, a paz nas vossas almas.
Apesar de todas as perfídias, das tarefas fastidiosas e dos sonhos quebrados, o mundo é belo!Fiquem atentos e tratem de serem felizes!"


Tradução de um excerto do livro "Le voyage de Théo" de Catherine Clément
posted by elisa, 14:37 < | link | 8 comments |

8 Comments:

Gostei... nada como um bom texto para fazer pensar... a escrita é eterna!
commented by Blogger rafapaim, 6:59 da tarde  
Tão repousante, este texto... dá vontade de sermos melhores :) Obrigada pela partilha tão bonita, Elisa. Beijo grande :)
commented by Anonymous Anónimo, 3:27 da manhã  
há dias que a cabeça entra nessa oração, más há outros que nada cá entra tal é a voracidade de nada lá caber...
commented by Blogger Unknown, 2:27 da tarde  
Elisa, muito bonito.... dá vontade de viver e sermos o que verdadeiramente somos, com defeitos e qualidades. Não há que temer, há que viver.... lentamente e docemente até conseguirmos encontrar a nossa plenitude e serenidade. Afinal o que estamos nós aqui a fazer....
um beijo muito grande de mim para ti
commented by Anonymous Anónimo, 3:11 da tarde  
Aqui derramo um sorriso e os desejos de um excelente fim de semana. Beijos
commented by Blogger Alexandre de Sousa, 2:46 da tarde  
Quando li este texto lembrei-me de algo que o meu instructor de condução me dizia sempre: "...sabes conduzir, concentra-te nessa certeza, mas existem outros condutores, outros carros, e outras formas de conduzir, não conduzas sem olhar pelos espelhos...".Ainda hoje sigo essa regra na condução, apenas descobri que na vida já não é assim, pois existem outros, que nos deram vida e connosco convivem, e o que entendo por "ter direito a"... eles entendem como..."ilusão...". E assim vivo. Nem posso ser melhor, nem pior, apenas quem desejam que eu seja. As palavras levam-nos por caminhos que queremos pensar que não existem, as tuas levaram-me até aqui. Fica bem,
commented by Anonymous Anónimo, 10:42 da tarde  
Li a oração e poderia entrar pelos mais díspares campos filosóficos...não o faço pq nem me sinto capaz de tal! Olhei para a oração e á medida que a ia lendo ia sentindo uma calma e um desejo de viver ainda mais a vida que possuo. Não temo a morte, essa é certa. Temo não puder viver a vida como ela merece. Farei o meu melhor e que não atropele ninguém para o conseguir. Parabéns pelo texto e Bjitos!!!
commented by Anonymous Anónimo, 1:01 da manhã  
Belíssima esta oração! Acredita que me deu alguma paz de espírito, de que tanpo preciso. Um beijinho e boa semana.
commented by Anonymous Anónimo, 2:04 da manhã  

Add a comment