SILÊNCIO FALADO

terça-feira, agosto 02, 2005

Regresso

Pois aqui estou eu de novo, com a cabeça cheia de imagens, rostos e paisagens, emoções e sensações que não se deixam agarrar ainda, num remoinho atordoador que não me deixa pousar.

Passo então só para deixar aqui um poema pelo qual me apaixonei nestas férias. Mas esta paixão não será passageira...

Viver sempre também cansa!
O sol é sempre o mesmo e o céu azul
ora é azul, nitidamente azul,
ora é cinza, negro, quase verde...
Mas nunca tem a cor inesperada.
O Mundo não se modifica.
As árvores dão flores,
folhas, frutos e pássaros
como máquinas verdes.
As paisagens também não se transformam.
Não cai neve vermelha,
não há flores que voem,
a lua não tem olhos
e ninguém vai pintar olhos à lua.
Tudo é igual, mecânico e exacto.
Ainda por cima os homens são os homens.
Soluçam, bebem, riem e digerem
sem imaginação.
E há bairros miseráveis, sempre os mesmos,
discursos de Mussolini,
guerras, orgulhos em transe,
automóveis de corrida...
E obrigam-me a viver até à Morte!
Pois não era mais humano
morrer por um bocadinho,
de vez em quando,
e recomeçar depois, achando tudo mais novo?
Ah! se eu pudesse suicidar-me por seis meses,
morrer em cima dum divã
com a cabeça sobre uma almofada,
confiante e sereno por saber
que tu velavas, meu amor do Norte.
Quando viessem perguntar por mim,
havias de dizer com teu sorriso
onde arde um coração em melodia:
"Matou-se esta manhã.
Agora não o vou ressuscitar
por uma bagatela."
E virias depois, suavemente,
velar por mim, subtil e cuidadosa,
pé ante pé, não fosses acordar
a Morte ainda menina no meu colo...

José Gomes Ferreira
posted by elisa, 16:25 < | link | 2 comments |

2 Comments:

o que sabe bem na ida é qie ha um regresso... e vice-versa :)
commented by Blogger trintapermanente, 5:19 da tarde  
É lindo, Elisa. Ah se eu pudesse... :) Beijo grande :)
commented by Anonymous Anónimo, 5:56 da manhã  

Add a comment