SILÊNCIO FALADO

sexta-feira, outubro 14, 2005

O meu País


Tenho paixão por este país que é meu e que escolhi.
Paixão física. Paixão mesmo.
Qualquer separação, mesmo se salutar, é acompanhada de um aperto no coração que só se desfaz depois de pisar de novo o solo amado.
E não tem nada a ver com nacionalismo. Nada.
Não sei porquê, contra ventos e marés, apesar dos altos e baixos, apesar de tudo, me liguei tanto a este pedaço de terra...
O primeiro sentido conquistado, talvez tenha sido o olfacto. Sim.
Se fechar os olhos e disser Portugal, cheira-me a palha, a sol e a manjericão. Memórias de dias embrulhados no abraço reconfortante deste cheiro.
Sinto também o céu magnífico, alto e luminoso, e os meus lábios com sabores salgados de mar que se estendem até Espanha.
Mas há dias, como hoje, em que penso:"Não há paixão que resista".

Moral da história: Vou deixar de ler jornais e de ligar às conversas de café.
posted by elisa, 14:12 < | link | 8 comments |

8 Comments:

O que me suaviza a alma é saber que acima dessa identidade "neblenta" há 1 céu de país feito de 1 branco branco....
commented by Anonymous Anónimo, 4:11 da tarde  
tou contigo, a sério. Sinto isso tudo e quando vou pra fora sinto grande contentamento em regressar.
commented by Blogger innocent bystander, 4:39 da tarde  
O teu País, escolhido e apaixonado, com o tal Sol e o tal cheiro especiais… É isso! Só quem está lá longe pode explicar esses apertos no coração…
commented by Blogger Amaral, 11:17 da tarde  
o nosso país está a deixar.nos num silêncio apertado e numa saudade que não resiste a tanta desilusão. não é fácil. como uma boa paixão é dificil.
commented by Blogger n., 10:14 da manhã  
nem sei o que te diga, realmente..
commented by Blogger trintapermanente, 10:05 da manhã  
como qualquer ser, tem feitio. ou seja, tem defeitos, virtudes, vontades, caprichos. alguns não se compreendem. outros... tão bonitos...
temos de, com o amor às virtudes, aceitar os defeitos... se der para dar um empurrão a mudá-los, melhor... senão, é o fado!
commented by Blogger polegar, 12:23 da tarde  
Sempre que acordo e inicio um novo dia, lembro-me doo "meu país". Este país que não é mau, nem bom, que acima de tudo é o meu país. Não sou um nacionalista. Aliás, sinto-me mais um "cidadão do mundo". Mas este é o meu lugar de afecto. O meu casulo, o meu ninho protector. Portanto, sou Português por amor!

Mas, sempre que regresso a casa, sinto que mais um dia passou e a "faca" com que a sociedade (e não só a nossa!) guia as nossas vidas provocou mais uns quantos "cortes". Tantas e tantas vezes apetece fugir. Esquecer tudo! Viver a MINHA (?) vida!

No entanto... quando o tento fazer... sinto um vazio profundo. Sinto-me só, a pisar uma terra que já não é a minha.

Sinto a necessidade de me envolver, de sentir o pulsar, de acompanhar, de ter uma ideia, de ter um desespero! No fundo de participar. Sinto-me tão ligado afectivamente, que não me consigo desligar.

Sabes, mais do que deixar de ler jornais, ouvir conversas de café, ou ver TV. Temos de ter coragem, para não nos deixar-mos ir nesta apatia em que estamos transformados. Dói-me tanto não ser capaz. Dói-me imenso não sentir isso naqueles com quem me cruzo. Incomoda-me cruzarem os braços. É como se afastassem de mim, como se me abandonassem!

Sabes, acho que mais do que nunca, temos de olhar, temos de ler. Mais do que nunca temos de ter uma palavra a dizer.
Não deixes de o fazer.
commented by Blogger P, 5:17 da tarde  
Se queres que te diga que isto vai mudar................... não posso
se queres que te diga há-de ser sempre assim.......tambem não posso
Agora o que te posso dizer é que isto pode mudar.......sim é verdade
Posso te dizer que não tem que ser sempre assim..............posso
Só depende de cada um de nós.......é duro, mas é verdade.

Vamos aproveitar e desfrutar
Vamos trabalhar por isto
e isto há de andar.
Temos é que fazer o nosso trabalho de casa.

Um Beijo Grande E FORÇA.....

TPC: FAÇAM O TRABALHO DE CASA
commented by Anonymous Anónimo, 8:53 da tarde  

Add a comment